Seg - Sex, 08 AM - 04 PM info@moasis.org

Equipa de SIS do CDC visita escritórios da Jembi em Maputo.

No dia 01 de Novembro de 2023, a equipa dos Sistemas de Informação de Saúde do CDC Moçambique, composta pela nova líder de equipa, a Dra Erin Sizemore, juntamente com o Dr. Ryan Keating, Chefe de departamento de SIS e M&A e a Eng. Madona Raja, Especialista de SIS, visitou o escritório da Jembi em Maputo para uma reunião de cortesia com o objectivo de apresentar a equipa e o portfólio da Jembi Moçambique à nova liderança, sendo o que a Jembi tem sido o principal parceiro do CDC no âmbito do SIS em Moçambique desde 2010. O Prof. Chris Seebregts, CEO da Jembi  esteve presente virtualmente e descreveu a a parceria de cooperação de longa data entre Jembi e o CDC em Moçambique e nos diversos países de África. Marina Chichava, Chefe das Operações da Jembi, destacou alguns dos projetos que têm produzido resultados tangíveis de impacto nos últimos anos no âmbito do fortalecimento do sistema de saúde através das TICs, sistemas de informação de saúde, dados estatísticos para tomada decisão, interoperabilidade entre sistemas e a formação de quadros nacionais para a sustentabilidade e apropriação dos projectos por profissionais moçambicanos.

Figura 1: Membros do CDC e equipa da Jembi no escritório da Jembi em Moçambique.

Figura 2: Marina Chichava, Chefe de Operações da Jembi com representantes do CDC em Moçambique.

A Jembi Promove a Consolidação da Saúde Única na Reunião Regional da Rede ERFAN.

Como membro fundador da Rede Enhancing Research For Africa (ERFAN), a Jembi participou entre os dias 7 e 9 de Novembro no encontro regional  da ERFAN para os países da África Austral, onde foram apresentados os resultados dos trabalhos levados a cabo pelos parceiros na ciência veterinária, bem como na iniciativa Saúde Única ( ou One Health) – uma combinação entre saúde humana,  saúde animal e ambiental. António Macheve Jr., Gestor de projectos na Jembi Moçambique contribuiu para o diálogo com uma apresentação sobre sistemas de vigilância da saúde humana, e a arquitetura técnica de Saúde Única concebida pela Jembi para a integração de sistemas e troca de dados oriundos de sistemas de informação da saúde humana, saúde animal e ambiental. O objectivo da arquitectura de Saúde Única para a integração de sistemas de informação é produzir relatórios de dados atempados, dashboards automatizados e a produção de analíticos e informação útil através da inteligência artificial para a vigilância e prevenção atempada de surtos causados pela interação entre a saúde animal, humana e ambiental.

A Reunião Regional da rede ERFAN contou com a presença de representantes das diversas organizações parceiras da ERFAN: O Istituto Zooprofilattico Sperimentale (IZS) , Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH), Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Universidade da Namíbia, Universidade de Pretória, Universidade Eduardo Mondlane, Laboratórios Centrais de Veterinária (Botswana, Moçambique, Zimbabwe, Lesotho, Tanzania, Zambia). Todos os parceiros participaram activamente na reunião e destacaram o elevado valor do trabalho em rede para alcançar os objectivos da ERFAN.

Figura 3: Participantes da reunião Regional da rede ERFAN.