O Sistema de Informação de Saúde de Moçambique para Monitoria e Avaliação (SIS-MA)
Tempo de envolvimento da Jembi: 3 anos
Resumo
O Sistema de Informação de Saúde de Moçambique para Monitoria e Avaliação (SIS-MA) foi desenvolvido inicialmente pela Jembi em 2014-2016, sob coordenação e financiamento do MISAU e CDC. Foi entregue ao MISAU em 2017 para posse e total gestão. Tem como objetivo principal apoiar a coleta, análise, interpretação e disseminação contínua e sistemática de dados em saúde.
Esses dados são usados para definir e monitorar políticas públicas de saúde de todos os distritos e outros sistemas de saúde relacionados às estruturas de Moçambique (> 180 entre distritos e hospitais) até a capital do país, através das províncias. O SIS-MA fornece uma arquitetura robusta e flexível, baseada em uma estrutura de metadados que permite configurar o sistema sem recorrer à programação, usando apenas uma interface de usuário final.Os dados são armazenados em um servidor centralizado que permite o acesso a partir de qualquer dispositivo em qualquer região.
O sistema permite a coleta de dados por meio de formulários agregados, resultantes da combinação de vários itens de desagregação, como sexo, idade e população-chave. Também permite a captura dos vários eventos que ocorrem durante o processo de atendimento ao paciente com base em seus processos individuais.
A Jembi, por meio de sua AT a nível do MISAU e do ITP nas províncias, fornece suporte e ajuda sempre que necessário.
Parceiros e Financiadores
Principais Resultados
- • Preparar os cenários, proposta e projeto a serem aprovados pelo MISAU e CDC
- • Preparar e administrar um concurso internacional para seleção da empresa para o desenvolvimento do novo sistema nacional de monitoria e avaliação;
- • Gestão e suporte de todas as fases do desenho, desenvolvimento e implementação do projeto;
- • Implementação do sistema em 161 distritos;
- • Treinamento de 1.474 funcionários da saúde no uso do sistema, bem como na coleta, análise, disseminação e uso de dados;
- • Assistência técnica no nível central, através da equipe sênior destacada para o Ministério da Saúde, para apoiar o desenvolvimento de módulos, recursos, correções de erros e erros adicionais, bem como a integração com outros sistemas;
- • Assistência técnica nos níveis distrital, provincial e central na qualidade e integridade dos dados através da produção de estatísticas de saúde e visitas de supervisão;
- • Assistência técnica em manutenção de software e hardware nos níveis de instalação, distrito, província e central;
- • Fornecer equipamentos e instalação nos Distritos, incluindo servidores no MISAU e nas Províncias.