Sistema de informação de Monitoria e Avaliação
Tempo de envolvimento da Jembi: 5 anos
Resumo
Principais resultados
• Elaboração do Protocolo de Avaliação do Sistema de Informação e aprovação pelo MGCAS;
• Avaliação global do SI do sector Género, Criança e Acção Social, com a participação de um Grupo Técnico composto por representantes de todas as direcções nacionais do MGCAS e liderado pela DPC. Esta avaliação abrangeu as Províncias da Cidade de Maputo, Gaza e Zambézia (DPGCAS, Delegações do INAS, INE, SDSMAS, OCB, comunidades locais);
• Realização de workshop para apresentação do relatório da Pesquisa Global adotada como base na revisão do SI e desenvolvimento do SI-M&A;
• Elaboração da estratégia de desenvolvimento do SI-M&A;
• Recolha e documentação dos requisitos funcionais e não funcionais do SI-M&A;
• Formação de Técnicos de TIC do MGCAS em matéria de desenvolvimento utilizando as tecnologias escolhidas.
• Definição dos principais indicadores, desenvolvimento de livros e formulários de Registo e Recolha de Dados em papel e respectivas regras de preenchimento;
• Desenvolvimento participativo do SI-M&A e alojamento no INAGE;
• Desenvolvimento do pacote padrão de treinamento e material de apoio aos usuários, incluindo manual de procedimentos, manual do usuário do sistema, manual de administração do sistema e apresentações em PPT;
• Desenvolvimento do Protocolo de Segurança;
• Transferência de conhecimento para a equipa de Nível Central do MGCAS incluindo TOT e subsequente Implementação em todas as províncias em 30 locais onde 16 formadores do MGCAS formaram 282 funcionários (134 homens e 148 mulheres) para usar o sistema;
• Entrega do SI-M&A e continuidade do suporte técnico quando necessário.