Academia OpenMRS
Tempo de envolvimento da Jembi: 1 ano
Resumo
Na sequência da proposta apresentada pela Jembi durante a Conferência Internacional de Implementadores do OpenMRS em 2019 em Moçambique e a subsequente manifestação de interesse do Reitor da Universidade Eduardo Mondlane sobre a criação e estabelecimento de uma Academia OpenMRS ao nível nacional, regional e internacional, Moçambique foi o palco da primeira edição da Academ OpenMRS que iniciou com o curso de de nível 1 designado “Fundamentos do OpenMRS”.
A Jembi/UEM-Moasis com financiamento do Plano de Emergência do Presidente dos E.U.A. para o Alívio do SIDA (PEPFAR), através dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos E.U.A. (CDC), criou junto com a Comunidade OpenMRS uma equipa de trabalho dedicada à criação do currículo, materiais de formação e todos os outros elementos didáticos, pedagógicos e logísticos do primeiro curso da Academia OpenMRS.
A Jembi/UEM-Moasis foi responsável pela coordenação desta formação em OpenMRS realizada em Maputo entre os dias 29 de Setembro e 1 de Outubro de 2020, na Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, respeitando os padrões estabelecidos de medidas de prevenção da COVID-19 em Moçambique.
A formação foi ministrada em 4 módulos de forma presencial e virtual por especialistas em OpenMRS baseados nas cidades de Chicago, Boston e Seattle (Estados Unidos da América), Nairobi (Quénia), Kampala (Uganda) e Maputo (Moçambique) e contou com a participação de 13 formandos sendo estudantes universitários dos cursos de Medicina e Informática, funcionários do Sistema Nacional de Saúde e parceiros clínicos do PEPFAR que integram a comunidade OpenMRS. Os 4 módulos do nível 1 foram compostos por apresentações teóricas e exercícios práticos tendo abordado os temas seguintes: 1) Introdução às Tecnologias de Informação para a Saúde e Sistemas de Registo Médico Electrónico (RME); 2) Boas Práticas de Desenvolvimento de Sistemas de RME em colaboração com Ministérios da Saúde em países em desenvolvimento; 3) Visão Geral do OpenMRS; e 4) Visão Geral Técnica do OpenMRS. O objectivo das Academias OpenMRS é apoiar a sustentabilidade a longo prazo dos sistemas baseados em OpenMRS, em ambientes de baixos recursos (África, Ásia, América do Sul), expandindo o conhecimento e as habilidades no uso do OpenMRS pelos diferentes profissionais dos sistemas de informação em saúde. Em Moçambique, a Academia OpenMRS visa dotar actuais e futuros técnicos do Sistema Nacional de Saúde e parceiro de implementação do PEPFAR com as habilidades necessárias para desenvolver, implementar e gerir sistemas de informação de saúde baseados em OpenMRS. Na qualidade de organização coordenadora desta iniciativa, a Jembi está actualmente a trabalhar em conjunto com a OpenMRS e os membros da comunidade no sentido de expandir a oferta de cursos e garantir a certificação e sustentabilidade da Academia OpenMRS em Moçambique, ao nível regional e internacional.
Parceiros e Financiadores
Províncias abrangidas
- Maputo