Seg - Sex, 08 AM - 04 PM info@moasis.org

Mantenha-se actualizado sobre o que a Jembi esta fazendo

Inscreva-se ao nosso Newsletter para ter acesso mais facilitado as ultimas novidades da Jembi

Lacunas de dados da COVID-19 na África revelam os desafios na resposta à pandemia

O artigo publicado recentemente sobre os desafios de dados do COVID-19 na África, de autoria do Dr. Alessandro Campione, Director de Programas da Jembi Health Systems, esclarece as lacunas existentes nos dados do COVID-19, incluindo mortalidade, disponibilidade e distribuição de vacinas e dados de imunidade, bem como  a falta de atenção às zoonoses, caracterizadas como o efeito de transbordamento de doenças infecciosas do reino animal para os seres humanos, que muitas vezes não é levado em consideração. As conclusões do artigo revelam a necessidade urgente de fortalecer os sistemas de informação de saúde e vigilância de dados, bem como as iniciativas da One Health na África para melhor quantidade e qualidade de dados para garantir uma resposta adequada e estratégias preventivas sólidas de saúde à longo prazo para combater o COVID-19.

Jembi/UEM-mOASIS facilitou o treinamento para usuários do Sistema de Monitoramento e Avaliação em Tempo Real (SMTR) do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH)

Sob a coordenação do Jembi/UEM-mOASIS, decorreu entre os dias 17 e 19 de Janeiro de 2022, uma formação na Pensão Martins, para utilizadores do Sistema de Monitoria e Avaliação em Tempo Real (SMTR) do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano ( MINEDH). A formação tinha como objetivo dotar os participantes de competências para a gestão e utilização do SMTR e de competências necessárias para a recolha, análise e interpretação de dados. A formação contou com participação de 16 técnicos do MINEDH, incluindo 5 formadores (formados pela equipa Jembi) e 11 formandos.

MoH e CDC visitam sede da Jembi/UEM-Moasis para troca de experiências sobre a implantação do sistema HelpDesk

No dia 19 de Janeiro de 2022, representantes do MOH e do CDC visitaram a equipa de Helpdesk nos escritórios de Maputo da  Jembi para troca de experiências sobre a implementação do sistema de atendimento do SIS. Durante a visita, a equipa de atendimento apresentou o dashboard do sistema, deu uma visão geral da implementação do sistema de Helpdesk desde a abertura de um ticket pelo cliente, até à resposta ao fecho por parte do agente.

Jembi/UEM-mOASIS realiza treinamento virtual para usuários do Sistema de Violência de Gênero e-IMD

Com o objectivo de formar técnicos ao nível provincial, distrital e das Unidades sanitárias em matéria de utilização do sistema e-IMD VBG, a Jembi/UEM-mOASIS realizou no dia 4 de Fevereiro de 2002 uma acção de formação para os pontos focais de Violência Baseada no Género, parceiros do PEPFAR e chefes do departamento de estatística.

Jembi/UEM-mOASIS realiza uma sessão de formação virtual de Helpdesk para técnicos dos parceiros de implementação do PEPFAR

No âmbito da operacionalização do plano anual do CDC relativo ao projeto da equipe de atendimento implementado pela Jembi/UEM-mOASIS, relativo à actividade trimestral de formação/ actualização em matéria de atendimento, com vista a garantir que todos os utilizadores da equipe de atendimento estão actualizados e perfeitamente formados para a correcta utilização do sistema de atendimento, realizou-se no dia 9 de fevereiro de 2022 uma sessão de formação virtual para um total de Catorze (14) técnicos dos parceiros implementadores do PEPFAR. A sessão foi facilitada pela equipe de HelpdeskJembi/UEM-mOASIS.

Jembi/UEM-mOASIS recebe treinamento no Curso Básico de Primeiros Socorros

No dia 23 de fevereiro do corrente ano, 6 funcionários da Jembi/UEM-mOASIS foram treinados em Primeiros Socorros Básicos. A formação decorreu na sede com 2 representantes de cada um dos três escritórios da Jembi em Maputo. A componente teórica abordou os seguintes tópicos: 1) conceitos e objetivos dos primeiros socorros; 2) exame geral da vítima; 3) alterações cardiorrespiratórias; 4) hemorragias; 5) intoxicações; 6) queimaduras; 7) lesões articulares; e 8) outras lesões. A componente prática cobriu habilidades básicas de suporte de vida para atender vítimas adultas e pediátricas, incluindo: 1) imobilização de fraturas; 2) tratamento e cobertura de feridas; 3) manuseio e transporte de vítimas.