Seg - Sex, 08 AM - 04 PM info@moasis.org

Moçambique lança oficialmente a Interoperabilidade entre o Módulo de Gestão de Dados Hospitalares de Nascimentos (MGDH-Nascimentos) e o Sistema Eletrônico de Registo Civil e Estatísticas Vitais (e-SiRCEV)

No dia 22 de julho de 2024, no Hotel Afrin em Maputo, Moçambique lançou a interoperabilidade entre o sistema de Registo Civil Eletrônico e Estatísticas Vitais (e-SiRCEV) do Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos (MJCR) e Módulo de Gestão de Dados Hospitalares de Nascimentos (MGDH-Nascimentos) do Ministério da Saúde (MISAU). Esta iniciativa liderada pelo Governo com apoio técnico da Jembi Health Systems e Saudigitus, e financiamento da Vital Strategies através da Bloomberg Philanthropies permitirá a notificação  eletrônica e em tempo real, de  dados de nascimentos que ocorrem em hospitais públicos onde o MGDH- Nascimentos está instalado.

A troca e partilha de dados destes sistemas através do Open Health Interoperability Mediator (OpenHIM) desenvolvido pela Jembi Health Systems é um marco fundamental nos esforços de Moçambique em direcção à transformação digital. Permite obter estatísticas fiáveis ​​para uma melhor tomada de decisão e incrementar a qualidade dos serviços públicos  alinhado com o Programa  quinquenal do Governo (PQG) 2020-2024  e a Estratégia de Governo Eletrônico. Com esta interoperabilidade, as famílias podem agora registar os seus recém-nascidos nestas unidades sanitárias, mesmo antes de terem alta hospitalar, garantindo que os seus filhos sejam reconhecidos perante a lei e tenham acesso aos serviços básicos.
As actividades de implementação da interoperabilidade entre o e-SiRCEV e o MGDH-Nascimento tiveram início na província de Inhambane, em hospitais e centros de saúde com postos de registo civil nos distritos de Chicuque, Zavala, Maxixe, Inhambane e Inharrime, entre Abril e Maio de 2024. Uma vez concluída, o número de unidades sanitárias com acesso ao módulo de nascimento e-SiRCEV irá aumentar de cinco para dezenove na província de Inhambane, contando com fundos  garantidos pela Vital Strategies. No entanto, a expectativa do Governo é de expandir a implementação desta solução para o  nível nacional.