Seg - Sex, 08 AM - 04 PM info@moasis.org

A Jembi Moçambique e o Regenstrief Institute Oferecem Cursos Online Gratuitos em Saúde Digital através da Plataforma Atingi

Temos o prazer de anunciar que a Jembi Moçambique desenvolveu com sucesso quatro cursos online em Saúde Digital, em parceria com o Regenstrief Institute e com o apoio financeiro da Agência Alemã de Cooperação para o Desenvolvimento (GIZ). Os cursos Suporte ao Usuário Final (Help Desk), Introdução ao Ciclo de Vida do Desenvolvimento de Sistemas (SDLC), Bens Globais e Engajamento Comunitário e Análise de Negócios em Saúde Digital, agora disponíveis na plataforma Atingi, já foram concluídos por mais de 500 alunos em todo o mundo desde sua publicação nos últimos meses de 2024.

Esses cursos introdutórios oferecem conhecimento essencial e habilidades práticas para capacitar profissionais da área de saúde digital em contextos de recursos limitados. Eles foram projectados para ajudar profissionais a optimizar processos, aumentar a eficiência dos projetos e alinhar soluções com as necessidades do sector, proporcionando uma base sólida em TI e gestão da saúde. Actualmente, os cursos estão sendo traduzidos para o espanhol, a fim de ampliar seu alcance para um público ainda maior.

A Jembi expressa sua gratidão ao projeto DIPC Content Creation, apoiado pelo Regenstrief Institute com apoio financeiro da GIZ, por viabilizar essa iniciativa de fortalecimento de capacidades para aprimorar habilidades em saúde digital em contextos de recursos limitados.

Figura 1: Página de capa do curso "Introdução ao Ciclo de Vida do Desenvolvimento de Sistemas" na plataforma Atingi

Jembi discute One Health com a Representante da FAO no Botswana

No seu compromisso de promover uma abordagem One Health mais robusta e prática na África Austral, a Jembi, representada pelo Gestor de Projectos António Macheve Jr., reuniu-se com a Representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Botswana, Dra. Carla Mucavi, e com o Coordenador da FAO para o Portfólio de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Dr. Michael Flyman. O encontro teve como objetivo discutir o cenário actual do One Health no Botswana e identificar áreas que necessitam de assistência técnica, incluindo a harmonização de planos entre os principais atores da iniciativa One Health, bem como a integração de sistemas de dados relacionados ao meio ambiente, saúde pública, saúde animal e laboratórios, além da produção de dados oportunos para apoiar a tomada de decisões e a prevenção de doenças zoonóticas.

O principal objetivo do One Health é promover esforços conjuntos para impulsionar a pesquisa biomédica e fortalecer a saúde pública, por meio da identificação precoce de ameaças potenciais à saúde humana, animal e ambiental. As iniciativas One Health em África visam expandir as colaborações interdisciplinares nos cuidados de saúde para humanos e animais.

Como membro da rede ERFAN, a Jembi tem sido uma defensora ativa da abordagem One Health, contribuindo para:

  • A melhoria dos procedimentos de diagnóstico no Laboratório Veterinário Central de Moçambique (CVL);
  • A acreditação do CVL;
  • A introdução de normas de biossegurança;
  • O fortalecimento das capacidades em sistemas de informação em saúde;
  • A integração de sistemas One Health para fins de vigilância, em colaboração com a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e com o apoio do Istituto Zooprofilattico Sperimentale dell’Abruzzo e del Molise G. Caporale (IZSAM).
Figura 2: Da esquerda para a direita: Dr. Michael Flyman, Dra. Carla Mucavi, Sr. António Macheve Jr.

Jembi Defende uma Abordagem Holística para a Vigilância de Doenças no Contexto One Health na Organização Mundial de Saúde Animal

Como parte dos seus esforços de advocacia para o fortalecimento da vigilância de doenças no contexto One Health na África Austral, a Jembi reuniu-se com o Representante Sub-Regional da SADC para a Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH), Dr. Moetapele Letshwenyo, e o Oficial do Programa Regional, Dr. Caesar Lubaba, em Gaborone, Botswana, para discutir o futuro da integração dos sistemas One Health na prevenção de zoonoses.

A WOAH tem desempenhado um papel fundamental na garantia de que os sistemas de informação veterinária e bases de dados dos Estados-membros forneçam informações oportunas e acionáveis à representação regional, por meio da implementação do Plano de Ação Conjunto One Health, apoiado pelas Organizações do Quadripartite: a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), a Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH, anteriormente OIE) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O objetivo do plano de ação é impulsionar mudanças para mitigar os impactos dos desafios sanitários e prevenir futuras pandemias relacionadas à interação entre humanos, animais e o meio ambiente. Como membro da rede ERFAN, a Jembi é uma forte defensora da vigilância de doenças no contexto One Health, contribuindo para o desenvolvimento de sistemas de informação veterinários sustentáveis, interoperabilidade entre sistemas de dados One Health e fornecimento de dados oportunos e de qualidade para apoiar a tomada de decisões a nível nacional e regional na África Austral.

Figura 3: Da esquerda para a direita: Dr. Moetapele Letshwenyo, Sr. António Macheve Jr., Dr. Caesar Lubaba.