Seg - Sex, 08 AM - 04 PM info@moasis.org
3 de July, 2024 0 Comments

Abril 2024

A Jembi Moçambique conduziu com sucesso a Formação de Formadores e o subsequente piloto da Interoperabilidade entre o e-SiRCEV e o MGDH- Nascimento

No âmbito da iniciativa de interoperabilidade entre o Sistema electrónico de Registo Civil e Estatísticas Vitais (e-SiRCEV) do Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos (MJCR) e o Registo de Nascimentos do Módulo de Gestão de Dados Hospitalares (MGDH-Nascimento), do Ministério da Saúde (MISAU), a Jembi Moçambique, em colaboração com a Saudigitus, apoiou a Formação de Formadores  de 10 técnicos do MJCR e do MISAU. Os formandos foram capacitados de habilidades e ferramentas para usar o sistema e liderar o processo piloto de implementação no terreno, realizado em Abril de 2024, no Distrito de Maxixe, na Província de Inhambane. O principal objectivo desta formação  foi de capacitar os colaboradores do MJCR e do MISAU  a nível central na utilização da solução de interoperabilidade entre o e-SIRCEV e o  MGDH-Nascimentos. Esta iniciativa, financiada através da “Data For Health Initiative” apoiada pela Bloomberg Philanthropies e Vital Strategies, marca um passo significativo na melhoria da troca de dados entre os dois sectores bem como no incremento da eficácia do Sistema de Registro Civil e Estatísticas Vitais e na geração de dados acessíveis em tempo real, reduzindo a duplicação de esforços bem como o tempo de espera no fornecimento dos serviços de registo civil aos cidadãos moçambicanos, melhorando ainda a segurança dos dados e reduzindo o risco de falsificação de documentos processados em ambas as instituições.

Interoperabilidade entre e-SiRCEV e MGDH-Nascimentos testada com sucesso na província de Inhambane com apoio técnico da Jembi Moçambique

A Jembi, em colaboração com a Saudigitus, tem apoiado o desenvolvimento técnico da integração do sistema electrónico de Registo Civil e Estatísticas Vitais do Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos (e-SiRCEV), com o Registo de Nascimentos do  Módulo de Gestão de Dados Hospitalares do Registo de Nascimento (MGDH-Nascimento) do  Ministério da Saúde. O MGDH  é um sistema que se encontra baseado na plataforma DHIS2. O objectivo deste processo de interoperabilidade é garantir a conclusão dos dados e ajudar o Instituto Nacional de Estatística a aceder aos dados e gerar estatísticas vitais em conformidade com o Quadro de Interoperabilidade do Governo de Moçambique.

O Hospital Rural de Chicuque localiza-se no Distrito de Maxixe, na Província de Inhambane, e foi palco do processo piloto de implementação da interoperabilidade entre os dois sistemas descritos acima durante os dias 2 e 3 de Abril de 2024. Durante o piloto, os profissionais de saúde inseriram dados de registo de nascimento de crianças recém-nascidas e estes eram imediatamente reflectidos no Sistema de Registo Civil através do mecanismo de interoperabilidade desenvolvido pela Jembi, conhecido como OpenHIM. Esta interoperabilidade bem sucedida não só permite a transferência electrónica de dados vitais, mas representa um passo significativo em direcção para a simplificação dos processos de registo de nascimento e promoção de uma cobertura mais ampla a nível local.