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Sistema de informação de Monitoria e Avaliação

Tempo de envolvimento da Jembi: 5 anos

Resumo

É o sistema de informação de Monitoria e Avaliação do Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS) desenvolvido com o apoio técnico da Jembi Health Systems através do projecto mOASIS da Universidade Eduardo Mondlane, financiado pela USAID, que inclui um instrumento em papel e electrónico integrado (baseado na plataforma DHIS2) para a recolha, análise, interpretação e publicação de dados estatísticos das áreas de Género, Criança e Acção Social. O projecto teve os seguintes objectivos: • Padronização e harmonização dos instrumentos de rastreamento com base em papel • Harmonização de ferramentas e garantir um fluxo de dados mais eficaz para apoio ao processo decisório desde comunidade ao distrito às províncias até aos níveis centrais • Assistência na implementação de um banco de dados que espelhe o desenvolvimento de sistemas de rastreamento com base em papel • Trabalho com organizações locais de base comunitária e/ou grupos comunitários que trabalham na área de Crianças Órfãs e Vulneráveis (COV) para garantir a sustentabilidade a longo prazo das ferramentas e sistemas e uma melhor interacção e comunicação com os departamentos do MMAS ao nível provincial • Desenvolvimento e gestão de uma base de dados nacional que facilite e apoie a medição da qualidade dos serviços prestados a COV.

Principais resultados

• Elaboração do Protocolo de Avaliação do Sistema de Informação e aprovação pelo MGCAS;
• Avaliação global do SI do sector Género, Criança e Acção Social, com a participação de um Grupo Técnico composto por representantes de todas as direcções nacionais do MGCAS e liderado pela DPC. Esta avaliação abrangeu as Províncias da Cidade de Maputo, Gaza e Zambézia (DPGCAS, Delegações do INAS, INE, SDSMAS, OCB, comunidades locais);
• Realização de workshop para apresentação do relatório da Pesquisa Global adotada como base na revisão do SI e desenvolvimento do SI-M&A;
• Elaboração da estratégia de desenvolvimento do SI-M&A;
• Recolha e documentação dos requisitos funcionais e não funcionais do SI-M&A;
• Formação de Técnicos de TIC do MGCAS em matéria de desenvolvimento utilizando as tecnologias escolhidas.
• Definição dos principais indicadores, desenvolvimento de livros e formulários de Registo e Recolha de Dados em papel e respectivas regras de preenchimento;
• Desenvolvimento participativo do SI-M&A e alojamento no INAGE;
• Desenvolvimento do pacote padrão de treinamento e material de apoio aos usuários, incluindo manual de procedimentos, manual do usuário do sistema, manual de administração do sistema e apresentações em PPT;
•  Desenvolvimento do Protocolo de Segurança;
•  Transferência de conhecimento para a equipa de Nível Central do MGCAS incluindo TOT e subsequente Implementação em todas as províncias em 30 locais onde 16 formadores do MGCAS formaram 282 funcionários (134 homens e 148 mulheres) para usar o sistema;
•  Entrega do SI-M&A e continuidade do suporte técnico quando necessário.

Parceiros e Financiadores

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