A Jembi Moçambique participou da Conferência Anual da Comunidade de Implementadores do OpenMRS, realizada em Abuja, Nigéria.
A Jembi Moçambique participou da conferência do OpenMRS – Plataforma de código aberto para Registo Médico Electrónico, em Abuja, Nigéria, que ocorreu entre 31 de Julho a 5 de Agosto de 2023. O evento reuniu a comunidade internacional de implementadores do OpenMRS para compartilhar experiências, conectar soluções e explorar os desafios enfrentados pelos desenvolvedores do OpenMRS em todo o mundo. A equipe da Jembi Moçambique, representada pela Coordenadora do Projecto Zainabe Dadá e pelo Desenvolvedor Sénior Paulo Matsinhe, prestou apoio na logística e organização do evento e facilitou sessões de unconference sessions, nos temas relacionados com o desenvolvimento de materiais de formação para actividades de fortalecimento de capacidades em OpenMRS como a Academia OpenMRS. Além disso, a equipe da Jembi Moçambique contribuiu para o hackathon, onde o JeMPI (uma ferramenta para registro de clientes baseado em padrões) e o OpenMRS foram conectados com sucesso. Os participantes da conferência visitaram várias unidades sanitárias da Nigéria com implementações do OpenMRS, onde aprenderam sobre a experiência no uso de biometria e colheita digital para rastrear pacientes dentro do OpenMRS.
Figura 1: Equipe da Jembi na Conferência OpenMRS.
Figura 2: A Equipe da Jembi com outros membros da comunidade OpenMRS durante as visitas as unidades de saúde na Conferência OpenMRS.
A Jembi Moçambique facilitou a Sessão de Capacitação como parte do Pacote de Entrega do projeto Sistema de Informação de Gestão de Crianças Órfãs e Vulneráveis baseado no DHIS2, que ocorreu em Zanzibar, Tanzânia.
Como parte da parceria de implementação da iniciativa DataFi no Zimbabué, a Jembi Moçambique facilitou uma sessão de capacitação e transferência de conhecimentos, como parte do pacote de entregáveis do projecto OVC MIS, que ocorreu entre os dias 7 e 11 de Agosto em Zanzibar. O objetivo desta sessão de capacitação foi de melhorar as competências técnicas dos administradores do sistema da FACT, parceiro local que fará o seguimento do projecto. Durante os cinco dias de formação, a equipa técnica adquiriu mais conhecimento sobre instalação e administração de servidores, personalização e resolução de problemas do DHIS2 e gestão de scripts personalizados para alcançar a transição perfeita da administração OVC MIS para a FACT. Os Desenvolvedores seniores da Jembi Moçambique, Kelvin Murumba e João Machiana, tiveram um papel fundamental na condução das sessões de capacitação e na facilitação dos exercícios práticos, conduzindo a manutenção e atualizações da implementação do DHIS2 do programa OVC MIS, e dando treinamento sobre o funcionamento do DHIS2 para acomodar o programa OVC MIS.
Figura 3: João Machiana e Kelvin Murumba, Desenvolvedores Seniores da Jembi Moçambique, com colegas participantes do projeto Treinamento e Transferência de OVC MIS.
Figura 4: João Machiana, Desenvolvedor Sénior da Jembi Moçambique, facilitando as sessões de manutenção e atualização para a implementação do DHIS2 do programa OVC MIS.