Historia da Jembi Moçambique
A Jembi Health Systems é uma organização africana sem fins lucrativos, especializada no desenho, desenvolvimento, integração e implementação de sistemas de informação e infraestrutura de TIC para ambientes de baixos recursos. Com sede na Cidade do Cabo, África do Sul e escritórios em Maputo, Moçambique e Kigali, Ruanda, a Jembi possui projetos em vários países africanos, incluindo mas não se limitando à: África do Sul, Moçambique, Ruanda, Botsuana, Zâmbia e Camarões.
Em Moçambique a Jembi tem mais de 14 anos de experiência no desenvolvimento e implementação de sistemas de informação, vigilância, informáticos e infraestruturas de grande envergadura para os sectores público e privado, instituições académicas e organizações sem fins lucrativos em todas as províncias do país atè o nível mais desagregado que inclui registros individuais. Durante estes anos, a Jembi Moçambique geriu com sucesso e transparência mais de 25 milhões de dólares em sistemas de informação do sector público. Promovemos a sustentabilidade e uso adequado dos sistemas e infraestruturas por nós desenvolvidos, configurados e implementados através da capacitação contínua de técnicos locais através de formações fornecidas com várias técnicas e certificadas pelos órgãos públicos e a Universidade Eduardo Mondlane. A Jembi promove o uso de arquiteturas abertas e plataformas de código aberto, bem como padrões e sistemas de informação que sejam interoperáveis.
A equipa técnica da Jembi é especializada e possui conhecimentos avançados nas seguintes plataformas de código aberto no âmbito dos sistemas de informação e mediadores de interoperabilidade: DHIS2, OpenHIM, OpenMRS, PowerBI, Bahmni, entre outras. A Jembi é a maior organização sem fins lucrativos especializada em sistemas de informação em Moçambique e no momento de necessidades adicionais tem facilidade em atrair talentos e profissionais especializados incluindo estagiários de universidades Moçambicanas (incluindo a UEM, A Politécnica, e outras) e no exterior.
O que temos feito
As principais competências e processos da Jembi para o desenvolvimento e implementação de sistemas informáticos e infraestruturas incluem
Em Moçambique, a Jembi possui memorandos de entendimento com as seguintes entidades (disponíveis para partilha caso seja necessário):
- Ministério da Saúde: Fortalecimento dos Sistemas de Informação de Saúde e Infraestruturas;
- Ministério do Género, Criança e Acção Social: Fortalecimento do Sistema Nacional de Monitoria e Avaliação
- Universidade Eduardo Mondlane: Formação de quadros e intercâmbio no âmbito das TICs
- Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos: Fortalecimento do Sistema Nacional do Registo Civil e Estatísticas Vitais
- Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social:
Formação de quadros nacionais e promoção de estágios pré-profiisionais no âmbito das TICs. - Direcções Provinciais da Saúde (Maputo CIdade, Maputo Província, Gaza, Inhambane, Zambézia e Cabo Delgado): Apoio ao SIS, infraestrutura e Monitoria e Avaliação ao nível provincial, distrital e local.
- Empresa Nacionalde Parques de Ciência e Tecnologia: Colaboração interinstitucional no âmbito dos TICs.
- ONG e doadores (TdH, Izsam, CDC, Palladium, etc.)
Como operamos
O trabalho é realizado em estreita colaboração e de forma participativa com as instituições que apoiamos. As intervenções técnicas da Jembi se concentram em capacitar as sustentabilidade equipes dos locais projetos para garantir implementados e a apropriação total dos projectos por parte das instituições locais e dos profissionais moçambicanos em geral.
Segundo os dados do Sistema Nacional de Informação para Formações (SIFO) do Ministério da Saúde, a Jembi apoiou a formação de 3733 profissionais de saúde do país entre Janeiro de 2010 a Setembro de 2022. Todos os processos e intervenções da Jembi são registrados em uma ferramenta interna de monitoria e avaliação (M&A) gerida por uma equipa composta por técnicos de M&A, com links aos entregáveis e meios de verificação para relatórios de rotina exigidos pelos doadores e gestores de projectos