Sistema de Registro Civil e Estatísticas Vitais
Tempo de envolvimento: 11 anos
Resumo
Jembi apoia inciativas nacionais de CRVS por meio do Grupo de Trabalho Interinstitucional de Estatísticas Vitais (GTIEV) e o Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos (MJCR) e fornece suporte técnico na interoperabilidade entre eCRVS (SiRCEV) e Dados Hospitalares Módulo de Gestão (MGDH) do MISAU.
A Jembi em colaboração com o Universidade Eduardo Mondlane frequentou várias reuniões de alto nível do GTIEV como membros para garantir a coordenação adequada e planejamento de estratégias nacionais de CRVS em Moçambique. A Jembi também tem dado suporte em melhorias para as funcionalidades do SiRCEV e auxiliando na manutenção geral do sistema.
Pela primeira vez em Moçambique, gestão de dados de mortalidade dos dados hospitalares está disponível no país no sistema eCRVS depois que Jembi ajudou a desenvolver e pilotar a solução de interoperabilidade no Hospital de Mavalane na Cidade de Maputo. Depois das visitas piloto, houve um pedido para Jembi continuar apoiando a expansão da solução de interoperabilidade para outras sete províncias de Moçambique.
Parceiros e Financiadores
Principais Resultados
- • A Jembi desenvolveu a solução de interoperabilidade entre SiRCEV (sistema eletrônico Sistema CRVS) do Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos (MJCR) e o Módulo de Gestão de dados do Hospital do Sistema Nacional de M&A para o sector de saúde SISMA.
- • Jembi suporta actualizações do sistema e melhorias no SiRCEV funcionalidades.
- • A Jembi desenvolveu o guia do usuário sobre o uso do solução de interoperabilidade e o introduziu no manual do usuário do SiRCEV.
- • Implementação da solução de interoperabilidade com o MJCR em 16 locais em 4 províncias: Zambézia, Inhambane, Maputo e Manica.
- • Consolidação pacote de treinamento da Classificação Internacional de Doenças (CID-10) com o MISAU e a Organização Mundial da Saúde.
- • A Jembi apoiou o treinamento de 105 técnicos de saúde em CID-10 em coordenação com o MISAU e a OMS para melhorar a qualidade das estatisticas de mortalidade.
- • Conduziu com sucesso a fase piloto da solução de interoperabilidade
entre SiRCEV e
SISMA MGDH no Hospital de Mavalane.